Um Novo Clube a Mesma Vontade de Vencer

Com a fusão do Atlético Clube de Guimarães e do Grupo Desportivo de Souto, nasceu este novo clube. Este propósito, uniu a gestão e equipa do Atlético com as instalações e forças vivas do Grupo Desportivo de Souto. É por isso com grande honra, que a partir de hoje, é este nome e este emblema, que vai honrar a freguesia de Souto S. Salvador. O emblema, representa assim a união das duas cores Laranja e Azul Celeste, apoiadas nas torres e simbolos do brasão da freguesia e com as espadas cruzadas do antigo emblema do Atlético, simbolo da garra, luta e dedicação.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Mensagem do Presidente


Dia 30 de Junho, é para mim uma data especial, pois foi nesta data, á 22 anos, que um grupo de corajosos iniciou um projecto que me fez abraçar mais tarde as lides do dirigismo desportivo. (Atlético Clube de Guimarães)
È também neste dia que culmino o 2º mandato como Presidente da Direção da Comissão Administrativa que gere os destinos do Atlético Clube de Souto.
Estive desde 1994 como director do Atlético Clube de Guimarães e em 1998 assumi o cargo de Presidente da Direção, até á sua união com o Grupo Desportivo de Souto e fundação do Atlético Clube de Souto em 08/07/2011.
São 21 anos de dirigismo e 17 anos como Presidente. São anos de experiências unicas, de vitórias, de derrotas, de alegrias, de tristezas, de problemas, de prazer, mas acima de tudo de dever cumprido e do acumular de amizades que fui fazendo ao longo dos anos. É um desgaste natural, mas frutuoso, pois sempre tive a familia como base de apoio, bem como um grupo de amigos, que me apoiou. 
Foi também uma base de aprendizagem para a vida, pois lidar com tantas personalidades diferentes marca de forma permanente e ensina-nos para encarar a realidade de outra maneira.
Este ano foi provavelmente o mais penoso de toda esta experiência. Em todos os termos, pessoal, profissional, desportivo, mental e de saude. Não pude acompanhar a equipa como pretendia e o fazia, regularmente. Não pude apoiar os treinadores e jogadores como podia e devia. Não consegui equilibrar financeiramente e administrativamente a coletividade, conseguindo com isso que o desgaste fosse mais intenso que noutros anos.
Penso pois que chegou o tempo de sangue novo e de novas ideias. Saio de consciência tranquila, deixo um projecto de futuro que espero que as pessoas o acarinhem e apoiem, pois em breve seremos uma referência no panorama desportivo concelhio, assim se congreguem as vontades.
Tenho apenas uma mágoa, não conseguir potenciar e puxar para o nosso lado as gentes da terra, sem elas os projectos não têm futuro e este é o principal motivo da minha decisão.
Numa última entrevista na Rádio Fundação, houve uma pessoa, que mencionou a falta de comunicação entre a coletividade e as pessoas da terra. Esta frase tocou-me bastante, pois sendo eu de fora, foi essa a minha batalha durante 4 anos e apenas encontrei eco em meia duzia de pessoas. Depois de muito meditar, cheguei á conclusão que o problema seria efetivamente meu.
O projeto apresentado, que espero que as pessoas a quem o expus o entreguem a quem de direito, contempla a união de freguesias e a realidade que vivemos actualmente.
É sabido que a economia está má, mas não é válido que tudo tenha de terminar e abandonar-se o que de bom se tem. Não é admissivel, que na União de Freguesias de Souto (S. Salvador-Santa Maria) e Gondomar, se tenha 2 campos de Futebol 11, um de futebol 5 sintético e 1 pavilhão e não se dinamize o desporto, cingindo-se apenas ao futebol sénior. A sua inatividade e a falta de uso deste equipamentos gera mais gastos, que o seu uso frequente.
O Atlético Clube de Souto, é a unica equipa em competição regular, mas tem ambição de mais, pois durante 2 anos tivemos formação, abandonada por falta de pessoal para os apoiar e trabalhar. Nesta proposta de união, com as restantes coletividades existentes, em atividade ou não, promove-se o desporto e a itilização regular destas instalações. Nesta fase, além do futebol sénior, criariamos o de Veteranos, o Futsal Feminino e a formação associada á escola. No futuro alargariamos para outras modalidades como BTT e Atletismo, bem como vertentes culturais e didáticas, assim haja vontades. Hoje uma coletividade tem de ser mais que um clube de futebol e é isso que apresentamos.
Damos o primeiro passo, apresentamos a mudança, potenciamos um projecto, com solidez administrativa e financeira, sediada integralmente nas União de Freguesias e sua população.
Apresentamos o rosto do novo nome, do novo emblema e contamos convosco para o levar ao patamar seguinte e torna-lo real.
Está na hora das pessoas perceberem que sem União, Orgulho e Vontade, nada se tornará realidade.
 
Um agradecimento a todos aqueles que lidaram de perto comigo ao longo destes anos, aos que me apoiaram, aos que me aturaram, aos meus atletas, treinadores e directores, aos adversários, mas acima de tudo aos verdadeiros que nunca me abandonaram, esses estão cá e sabem bem quem são.
 
Não é uma despedida, pois novos projectos se avizinham, mas neste momento, tenho de me desligar e esperar que outros desta vez façam o seu trabalho.
Até Breve
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário