Um Novo Clube a Mesma Vontade de Vencer

Com a fusão do Atlético Clube de Guimarães e do Grupo Desportivo de Souto, nasceu este novo clube. Este propósito, uniu a gestão e equipa do Atlético com as instalações e forças vivas do Grupo Desportivo de Souto. É por isso com grande honra, que a partir de hoje, é este nome e este emblema, que vai honrar a freguesia de Souto S. Salvador. O emblema, representa assim a união das duas cores Laranja e Azul Celeste, apoiadas nas torres e simbolos do brasão da freguesia e com as espadas cruzadas do antigo emblema do Atlético, simbolo da garra, luta e dedicação.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Pai Natal do Popular Mora em Souto

Com o aproximar da data, começa a fazer jus a frase que serve de titulo a esta crónica. Este Atlético Clube de Souto e até entrando no espírito de meio Natal que vamos ter este ano, começa a ser um caso sério de prendas, tal o rol delas em apenas 3 jogos.

Se com o Matamá, se exigia rigor e aplicação, nos 2 jogos contra equipas estreantes no Popular, exigia-se acima de tudo, concentração, dedicação e espírito de vitória. Em ambos houve de tudo um pouco, mas neste jogo, assume objecto de estudo e reflexão, pois o domínio do jogo foi global e não fosse um acto irreflectido, e talvez o resultado final fosse diferente.

Como de costume, o Atlético entrou decidido a arrumar cedo a questão, não fosse porventura o único erro digno de registo por parte da equipa de arbitragem, ao não assinalar uma grande penalidade sobre Germano, que é rasteirado em plena área por volta dos 7 minutos.

Aos 20 minutos é Bruno que numa bela jogada pela esquerda, ensaia um bom remate defendido pelo Gr. Aos 21 e 22, as melhores oportunidades da 1ª parte, com um cabeceamento após um canto a rasar o poste, e um canto directo bem defendido pelo Gr que ainda vai á barra.

Aos 26, nova perdida, desta vez por Germano após um livre de Rui Miguel.

O domínio do Atlético foi total, o Airão não rematou á baliza de Bertaço uma única vez, mas o Atlético, não concretizou o bom caudal ofensivo da 1ª parte, pese algum do futebol mal jogado em certas partes do jogo e uma vez mais alguma ligeireza dos nossos atletas em abordar certos lances.

Na segunda parte, algumas alterações, para corrigir posições e questões de cansaço, acabaram por resultar em algum equilíbrio no jogo. Márcio remata com perigo aos 50 minutos e aos 52 minutos o 1º remate do Airão e que remate, a permitir a Bertaço a defesa da tarde.

Com o jogo a ser repartido no meio campo e a ser jogado de forma directa, acaba por ser uma vez mais uma infantilidade de um nosso atleta, a permitir ao Airão a oportunidade de passar para a frente do marcador. Perto dos 70 minutos, num lance sem perigo junto á linha limite da grande área, Ninja, aborda o adversário de forma cavalar, praticamente se colocando por cima do adversário sobre as suas costas. Grande Penalidade sem dúvidas e o 0-1 para o Airão, que se via a ganhar sem motivo para tal.

O treinador do Atlético, arrisca tudo e coloca a equipa toda subida no terreno á procura do empate. Esta táctica, proporciona risco elevado, sujeita a contra ataque. Foi isso mesmo que sucedeu pelo minuto 85, com um alivio da defesa adversária, a bola cai no nosso meio campo, entre o GR e o defesa. O avançado muito rápido, aplica um bico e acaba por proporcionar um chapéu em Bertaço, que em desespero ainda vê a bola bater no poste e entrar, fazendo o 0-2 para a equipa do Airão.

É pois nesta altura que a equipa, sentindo o seu orgulho ferido, parte para cima do Airão, tentando minimizar o prejuízo, criando ainda 2 boas oportunidades, por Riva, que atira ás malhas laterais e Márcio num cruzamento remate.

O prémio surgiria perto do minuto 90, quando um jogador do Airão corte um remate com a mão. Penalti que seria convertido por Miguel, mas já tudo estava perdido. O Atlético passava a ser o novo lanterna vermelha da prova.

A equipa de arbitragem, tirando o lance inicial, teve uma actuação a roçar o Muito Bom.

PS: Demorei todos estes dias a digerir esta derrota e escrevi mais de 30 textos diferentes. Sei o quanto esta equipa vale, sei que tem qualidade para estar nos 1ºs lugares da tabela. Só não sei porque motivos ainda não arrancaram, deixo isso á vossa consciência.





Sem comentários:

Enviar um comentário