Um Novo Clube a Mesma Vontade de Vencer

Com a fusão do Atlético Clube de Guimarães e do Grupo Desportivo de Souto, nasceu este novo clube. Este propósito, uniu a gestão e equipa do Atlético com as instalações e forças vivas do Grupo Desportivo de Souto. É por isso com grande honra, que a partir de hoje, é este nome e este emblema, que vai honrar a freguesia de Souto S. Salvador. O emblema, representa assim a união das duas cores Laranja e Azul Celeste, apoiadas nas torres e simbolos do brasão da freguesia e com as espadas cruzadas do antigo emblema do Atlético, simbolo da garra, luta e dedicação.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Juvenis - Derrota e Boa Disposição

Domingo; 28/10/2012; 10h00; Complexo Desportivo de Fafe, Campo Nr. 2

Jogo Treino

Associação Desportiva de Fafe 4 x Atlético Clube de Souto 3
 
Numa iniciativa de permitir o máximo de experiência possivel aos nossos atletas, temos conseguido treinar com equipas já com ritmo competitivo e de patamares diferentes daqueles a que estamos habituados a competir, para no fundo conseguirmos saber até onde podemos ir e quais as nossas debilidades e qualidades. Verdade seja dita, até agora temos conseguido suplantar todas as dificuldades que nos foram surgindo e as perspectivas futuras são risonhas e as metas são cada vez maiores.
 
Fruto disto, está já marcada de forma definitiva a entrada do Atlético Clube de Souto no escalão de Juniores, na próxima época nos campeonatos da AFBraga. Isto deve-se ao enorme desinteresse das colectividades da AFPG, em aderir aos escalões jovens e como não queremos perder estes valorosos atletas, vamos fazer este enorme esforço de lhes dar uma competição.
 
Sobre este jogo, muito existe para dizer, mas primeiro uma palavra de agradecimento aos directores da Secção de Futebol Juvenil da Associação Desportiva de Fafe, o nosso obrigado pelo treino, pela boa recepção e por nos permitirem usufruir das vossas boas condições. Convêm desde já dizer que existem alguns clubes, aos quais temos endereçado convites, que por motivos menos nobres, se têm recusado, a esses apenas dizemos que somos pequenos, mas valorosos e extremamente honrados.
 
Para este jogo, saimos de camioneta, pelas 8h30 do nosso campo em Souto S. Salvador, 20 atletas e alguns pais, outros ainda iriam ter directamente a Fafe.
 
O Atlético tem desde há algum tempo criado rotinas para um esquema de jogo e este jogo serviu para provar que as mesmas já estão bem cultivadas dentro do grupo. No entanto e perante um largo leque de atletas com caracteristicas diferentes, optamos por criar um novo esquema de jogo, o qual pusemos em prática na 2ª parte.
 
Ambos os esquemas encaixam perfeitamente nas multiplas soluções que temos nos 25 atletas que compôem o nosso plantel. Fruto disso foi a excelente réplica que demos neste jogo, perante uma equipa recheada de soluções, com ritmo competitivo, com escola e com experiência desde escalões mais baixos.
 
O Atlético, apresentou o seu clássico 4x3x3, com João; Sineta; Xuxa; Cabeça; Machado; Rui Vaz; Russo; Pernas; Rica; Maia e Roberto.
 
Uma equipa, bastante coesa, muito rápida e móvel, que desde inicio colocou a equipa da casa em sentido e que em 10 minutos dispôs de 3 boas ocasiões para golo. Talvez fruto desta ilusão da equipa adversária, alguns dos nossos atletas começaram a entrar em jogadas individuais e permitiram que a equipa da casa sai-se da teia que estava montada e começaram a impor o seu jogo, criando oportunidades de golo que a nossa defesa ia conseguindo conter. Numa dessas jogadas de ataque o nosso central Xuxa, entra fora de tempo sobre um atleta adversário e comete uma falta á entrada da área. Fruto de uma má ánalise e colocação do nosso GR João, que foi mal batido, a equipa da casa chegou ao 1-0, que não chegou a causar mossa á nossa equipa, pois continuou a criar ocasiões de golo que Maia e Roberto, iam falhando uma vez ou outra. Por sua vez o nosso GR João ia mostrando alguma intranquilidade, facto que a equipa percebeu e recuou imenso no terreno. A equipa de Fafe, aproveitou esse recuo e num mau alivio da nossa defesa, fez o 2-0.
 
Este segundo golo foi a gota de água, bem como algumas decisões do árbitro, que deixava passar em claro algum jogo duro e malicioso da equipa da casa. A equipa acusou o toque, o treinador do Atlético, trocou alguns jogadores de posição e a equipa adquiriu de novo o jogo. Em nova entrada dura sobre o nosso atleta Russo, o árbitro de serviço marcou finalmente um livre, que o mesmo Russo concretizou, fazendo o 2-1, para gaudio da cada vez maior assistência, que estava no campo de jogos.  A primeira parte não haveria de acabar sem mais uma abébia da nossa defesa, que muito lenta a afastar a bola, haveria de cometer um penalti, desta fez fruto de uma entrada fora de tempo de cabeça, sobre um adversário. O Fafe acabaria por concretizar e fazer o 3-1 com que terminou a 1ª parte.
 
Na segunda parte, o Atlético apresentou um 4x4x2, com João; Paulinho; Tiago; Vitinha; Jonny; Miguel; Bé; João; Rui Vaz; Christophe e Luis
 
A segunda parte, começa com o segundo golo do Atlético, cruzamento da esquerda e Luis mais elevado que todos, cabeceia com uma excelente rotação e lança de novo o jogo, para um 3-2 mais condizente com o que se passava em campo. O Atlético dispunha de boas oportunidades e aqui e ali ia surpreendendo o adversário, pois dominava agora o meio campo e lançava rapidos ataques para os seus dois avançados. Este esquema pouco treinado, deixava algumas debilidades, pois por vezes, a equipa subia demasiado e expunha a rectaguarda. Foi numa dessas desatenções e como cobertura de uma subida do defesa esquerdo Jonny, que Vitinha cometeu uma falta dentro da área, novo penaltie para a formação do Fafe. Convertido, deu origem ao 4-2, mas durou pouco tempo, pois Luis que hoje resolveu mostrar a sua veia goleadora, marcou de novo e relançou o jogo para uns 15 minutos finais dignos de ver de parte a parte. Ambos os treinadores apercebendo-se de que poderiam perder o jogo, começaram a fazer entrar de novo os seus melhores atletas e até final surgiram boas oportunidades de parte a parte, mas seria de novo Luis que isolado magistralmente por Maia, atiraria ao lado a oportunidade de fazer o 4-4. O jogo terminaria pouco depois com a vitória da equipa da casa que foi a mais eficaz ao longo de todo o encontro.
 
Sofremos 3 golos de bola parada e isso significa que ainda temos muito trabalho pela frente. Seja ele de posição táctica, de cariz disciplinar e em termos de finalização.
 
No final e na viagem de regresso a satisfação de ver um grupo unido, a integração dos pais na organica e a perspectiva de um futuro muito risonho e cheio de vitórias.


Sem comentários:

Enviar um comentário